Se você trabalha em uma empresa que prioriza o atendimento ao cliente, provavelmente já ouviu falar de chatbots ou sobre a inteligência artificial (IA). Essas ferramentas tecnológicas são aliadas poderosas na busca por um atendimento de qualidade.
A tecnologia está em constante evolução, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para não ficarem desatualizadas. Assim, a aplicação de chatbots e IA se torna uma opção cada vez mais atraente. Mas, afinal, o que são essas tecnologias e como funcionam?
O chatbot é um programa que simula uma conversa humana, mas, na verdade, o diálogo ocorre entre um usuário e um software. Também conhecido como chatbot baseado em regras, ele segue diretrizes definidas pelo seu criador.
Isso significa que o programador insere informações específicas para que o chatbot possa responder perguntas de forma precisa, embora suas respostas sejam limitadas.
Quem nunca entrou no site de uma empresa e se deparou com a frase: “Olá, em que posso ajudar?” Essa é apenas uma das várias interações programadas para iniciar um atendimento.
Por isso, a dinâmica do chatbot costuma ser mais rígida, semelhante a um questionário, com respostas limitadas a algumas perguntas específicas.
O conceito de inteligência artificial é muito mais abrangente, uma vez que a IA é um campo vasto, responsável por desenvolver sistemas que imitam a inteligência humana.
A partir disso, a ferramenta coleta dados da empresa e faz associações com essas informações, porque ela é capaz de compreender e interpretar esses dados, envolvendo em seus processos um raciocínio lógico e mais rápido (sem precisar de ser programada para responder a um comando).
Logo, isso reflete em um atendimento mais prático em que a conversa com o cliente é mais fluida. Além disso, a IA permite uma qualificação maior dos leads, sendo capaz de entender e desenvolver outras funções como agendar reuniões ou transferir o atendimento para um humano, qualificando ainda mais o atendimento ao cliente, além de facilitar a comunicação e economizar tempo dos funcionários.
Portanto:
O Chatbot:
A Inteligência Artificial:
Com uma IA no atendimento, podemos observar algumas vantagens significativas:
Atendimento 24/7: A IA está disponível a qualquer hora, garantindo que os clientes sejam atendidos sem aumento proporcional nos custos.
Maior Produtividade: A IA resolve questões repetitivas rapidamente, permitindo que a equipe humana foque em tarefas mais complexas e valiosas.
Logo, podemos perceber que a IA no atendimento é uma grande evolução que traz benefícios não só para os clientes como também para a empresa.
A Super Agents é uma ferramenta que integra IA ao atendimento via WhatsApp, oferecendo uma experiência automatizada e inteligente. Manter a tecnologia atualizada é essencial para o sucesso no atendimento. Que tal modernizar seu sistema com inteligência artificial e alcançar resultados mais rápidos?
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