Chatbot vs IA: como melhorar o atendimento ao cliente?

Se você trabalha em uma empresa que prioriza o atendimento ao cliente, provavelmente já ouviu falar de chatbots ou sobre a inteligência artificial (IA). Essas ferramentas tecnológicas são aliadas poderosas na busca por um atendimento de qualidade.

A tecnologia está em constante evolução, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para não ficarem desatualizadas. Assim, a aplicação de chatbots e IA se torna uma opção cada vez mais atraente. Mas, afinal, o que são essas tecnologias e como funcionam?

Chatbot vs IA: principais diferenças

O que é chatbot?

O chatbot é um programa que simula uma conversa humana, mas, na verdade, o diálogo ocorre entre um usuário e um software. Também conhecido como chatbot baseado em regras, ele segue diretrizes definidas pelo seu criador.

Isso significa que o programador insere informações específicas para que o chatbot possa responder perguntas de forma precisa, embora suas respostas sejam limitadas.

Quem nunca entrou no site de uma empresa e se deparou com a frase: “Olá, em que posso ajudar?” Essa é apenas uma das várias interações programadas para iniciar um atendimento.

Por isso, a dinâmica do chatbot costuma ser mais rígida, semelhante a um questionário, com respostas limitadas a algumas perguntas específicas.

O que é Inteligência Artificial?

O conceito de inteligência artificial é muito mais abrangente, uma vez que a IA é um campo vasto, responsável por desenvolver sistemas que imitam a inteligência humana.

A partir disso, a ferramenta coleta dados da empresa e faz associações com essas informações, porque ela é capaz de compreender e interpretar esses dados, envolvendo em seus processos um raciocínio lógico e mais rápido (sem precisar de ser programada para responder a um comando). 

Logo, isso reflete em um atendimento mais prático em que a conversa com o cliente é mais fluida. Além disso, a IA permite uma qualificação maior dos leads, sendo capaz de entender e desenvolver outras funções como agendar reuniões ou transferir o atendimento para um humano, qualificando ainda mais o atendimento ao cliente, além de facilitar a comunicação e economizar tempo dos funcionários.

Portanto:

O Chatbot:

  • Segue regras de conversação definidas pelo seu criador.
  • Qualquer desvio na pergunta ou algo que não está em seu banco de dados resulta em uma resposta incorreta ou na falta de resposta.
  • Responde com precisão apenas a um número determinado de comandos.
  • Só é otimizado se o programador adicionar novas regras.

A Inteligência Artificial:

  • Possui uma interação muito semelhante à de um ser humano, com uma abordagem mais humanizada e menos robótica.
  • É capaz de compreender erros ortográficos e gramaticais, tanto na escrita quanto na estrutura das frases.
  • Identifica a intenção do cliente e suas emoções a partir das perguntas.
  • É otimizada com base nas informações fornecidas pelos usuários.
  • Quanto mais interage com seus utilizadores, mais eficiente se torna.

Quais as vantagens de ter uma IA no atendimento ao cliente?

Com uma IA no atendimento, podemos observar algumas vantagens significativas:

Atendimento 24/7: A IA está disponível a qualquer hora, garantindo que os clientes sejam atendidos sem aumento proporcional nos custos.

Maior Produtividade: A IA resolve questões repetitivas rapidamente, permitindo que a equipe humana foque em tarefas mais complexas e valiosas.

Logo, podemos perceber que a IA no atendimento é uma grande evolução que traz benefícios não só para os clientes como também para a empresa.

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