Como a IA pode ajudar a vender mais na Black Friday?

A Black Friday é um período intenso de compras, onde as pessoas estão mais dispostas a gastar e as empresas aumentam os investimentos em campanhas e criam estratégias criativas para se destacar. Nesse ritmo acelerado, o atendimento ao cliente costuma ser o primeiro a sentir o impacto, com muitos consumidores buscando informações, preços e dicas, o que pode facilmente sobrecarregar a equipe.

Por isso, oferecer um atendimento eficiente é fundamental para chamar a atenção em meio ao caos. Uma ótima opção para facilitar essa tarefa é usar a tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial (IA), integrada a ferramentas como o WhatsApp. Ela pode ser uma grande aliada para agilizar e melhorar o atendimento durante a Black Friday.

Como é o atendimento na Black Friday?

O atendimento na Black Friday pode ser muito conturbado. Imagine quantas pessoas enviam mensagem para conferir  se aquele realmente é o preço do produto ou se a entrega será feita no mesmo dia, por exemplo.

Não há time de atendimento que suporte tantas pessoas buscando informação ao mesmo tempo sem criar filas. Por isso é importante olhar com cuidado para alguns aspectos durante o atendimento e verificar o que pode ser aprimorado. Veja a seguir alguns pontos que valem a atenção para o atendimento na Black Friday.

Expectativa do cliente

Durante a Black Friday, os clientes costumam ter expectativas muito altas. Eles querem comprar rapidamente e, em um mundo movido pela tecnologia, buscam informações instantâneas. Se uma empresa não oferecer a informação que o cliente precisa, ele pode se sentir desamparado. Por isso, é fundamental que o atendimento esteja preparado para responder prontamente e isso pode ser feito com a inserção de IA, veremos mais sobre isso nos próximos tópicos.

Portanto, a falta de agilidade pode gerar frustração, assim como eventuais atrasos na entrega devido à alta demanda. Para evitar problemas, a empresa precisa ser ágil no atendimento e, ao mesmo tempo, transparente, informando sobre possíveis atrasos. Manter uma comunicação clara e honesta é muito melhor do que tentar acelerar o processo e acabar errando.

Comunicação

E por falar em comunicação, esse é um ponto essencial de qualquer atendimento, seja no pico de vendas ou não, ter um alinhamento comunicativo deve ser sempre prioridade da empresa. E a comunicação não se limita apenas ao time de atendimento, mas também com as demais áreas da companhia. Imagine a seguinte situação: um cliente vê o anúncio de um produto com 50% de desconto, faz a compra e nos detalhes finais busca o atendimento para tirar alguma dúvida sobre o pagamento.

No entanto, a pessoa que atendeu o cliente não estava ciente desse desconto, gerando uma contradição das informações dentro da empresa com o que o cliente encontrou. Isso demonstra uma falha de comunicação entre os times de marketing e atendimento, o que pode trazer uma imagem negativa para a marca.

Concorrência

Além das grandes promoções ofertadas para clientes, a Black Friday também é um período de concorrência entre as empresas, que estão sempre buscando se destacar para serem a escolha do consumidor. Pensando nisso, o atendimento precisa ter cuidado com o tempo de resposta, afinal, o consumidor não quer esperar muito para sanar uma dúvida. Sabemos que o tempo de resposta pode ser um grande desafio na Black Friday, afinal a demanda é enorme, por isso, como uma forma de resolver esse problema é interessante adicionar ferramentas tecnológicas no seu atendimento. Isso não só alivia o time que fica sobrecarregado com a quantidade de contato, como também torna a empresa mais atualizada e consequentemente, mais competitiva.

Como a IA pode ajudar a vender mais na Black Friday?

A Inteligência Artificial é uma ferramenta computacional que simula o comportamento humano. Ela pode interpretar dados e gerar respostas a partir disso,  permitindo, por exemplo, a automatização de serviços. No atendimento ela seria capaz de responder dúvidas comuns e até transferir o cliente para algum atendente.

Nesse contexto, ao inserir IA no atendimento durante a Black Friday, a empresa poderia programar a ferramenta para ficar encarregada de responder dúvidas comuns dos clientes como “Até quando vai a promoção?" ou "Posso usar cupons de desconto adicionais?", enquanto a equipe humana poderia focar em outras tarefas mais complexas, como gerenciar descontos, métodos de pagamento ou providenciar a entrega dos produtos. 

Isso faria com que o tempo de espera dos clientes diminuísse, aumentando a chance de uma compra ser realizada. Uma ótima estratégia para vender mais na Black Friday é promover a satisfação e fidelização de clientes.

FAQs que podem surgir no atendimento durante a Black Friday

Sobre promoções e descontos

  • Qual é o valor do desconto para esse item específico?
  • Até quando vai a promoção?

Sobre disponibilidade de produtos

  • Esse produto ainda está disponível no estoque?
  • Vocês oferecem notificações sobre reposição de estoque?

Sobre formas de pagamento

  • Quais são as opções de pagamento disponíveis na promoção?
  • Tem algum desconto adicional para pagamento à vista?

Sobre prazos de entrega

  • Qual o prazo de entrega durante a Black Friday?
  • Posso agendar a entrega para uma data específica?

Sobre questões técnicas do site

  • Estou com dificuldades para acessar o site, o que posso fazer?
  • Não consigo finalizar a compra. Existe outro meio de realizar o pedido?

Imagine uma equipe de atendimento tentando responder todas essas dúvidas de milhares de pessoas? Seria muito difícil e demorado. Por isso a IA é a solução para ajudar nesse problema e otimizar seu atendimento. Além de que esse suporte promove uma atenção maior para os clientes, garantindo um diferencial para a empresa que lucrará mais na Black Friday. 

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