O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil, segundo o senso de 2024 do Data Reportal, ocupando o primeiro lugar de rede social mais utilizada nacionalmente, com mais de 140 milhões de usuários. Já no uso mundial, o app fica quarto lugar, de acordo com Statista.
Além de enviar mensagens, a ferramenta evolui constantemente com novas funções, como os status e o WhatsApp Business, voltado para empresas.
Diante desse enorme público presente no aplicativo e do potencial de lidar com um alto volume de atendimento, empresas estão investindo em estratégias, como o uso de Inteligência Artificial (IA), para oferecer um atendimento ao cliente mais rápido e eficiente.
Se você trabalha com atendimento ao cliente é essencial saber dessas informações. Descubra neste artigo como isso ocorre!
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a capacidade de raciocínio humano, sendo capaz de resolver problemas complexos, analisar dados e tomar decisões de forma autônoma.
No contexto do atendimento via WhatsApp, a IA se mostra extremamente útil ao oferecer respostas rápidas e personalizadas, atendendo às demandas dos clientes de maneira habilidosa e eficiente.
Com uma IA dedicada ao atendimento no WhatsApp, as empresas conseguem gerenciar o grande volume de mensagens, aliviando a carga de trabalho dos atendentes humanos.
Isso permite que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas, enquanto a IA lida com demandas repetitivas, como dúvidas comuns.
Além de acelerar os processos, a IA tem a capacidade de acessar bancos de dados e fornecer informações precisas de maneira imediata, automatizando tarefas como agendamento de compromissos, a fim de melhorar a experiência do cliente, que passa a receber soluções rápidas a qualquer momento.
Outro benefício importante é que a IA pode interpretar e classificar as necessidades dos clientes, dessa forma o atendimento torna-se ainda mais qualificado, uma vez que a inteligência artificial raciocina o que os clientes precisam.
Assim, a IA atua como um filtro inteligente que entende a urgência e a especificidade de cada demanda.
Para oferecer um atendimento de excelência, as empresas buscam personalizar ao máximo suas soluções, garantindo que a tecnologia reflita sua identidade.
A personalização da IA surge como uma excelente ferramenta para essa solução, sendo treinada para alinhar-se ao perfil da empresa e oferecer um atendimento diferenciado aos clientes.
Em um primeiro momento é preciso treinar a IA com informações da sua empresa, esses dados servirão de base para as respostas que ela fornecerá no atendimento.
Informações como o que a empresa faz, onde se localiza, qual tipo de produto ou serviço ela disponibiliza são extremamente úteis nesse processo de treinamento.
Depois, é importante instruir a IA para o que deve ser feito no atendimento, bem como as ações que ela irá executar, que tipo de perguntas são mais comuns para ela responder, o que a IA não pode fazer, e por fim, como será o seu tom de voz durante o atendimento - se será mais amigável e informal ou mais direto e preciso - por exemplo.
Em um terceiro e último momento, será preciso integrar o sistema de IA com os sistemas da empresa, isso será feito por meio da tecnologia, a fim de criar uma ponte entre os dados que ocorrem em tempo real na empresa e os dados interpretados pela inteligência artificial. É neste momento que ocorre a inserção da IA no WhatsApp da empresa.
Desenvolver uma IA personalizada pode ser um processo complexo, mas com ferramentas como a Super Agents, sua empresa pode automatizar facilmente o atendimento no WhatsApp.
Com o suporte de especialistas, você pode ter uma IA pronta para uso, com planos a partir de R$ 299,00.
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