Como utilizar IA no WhatsApp para otimizar o atendimento?

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil, segundo o senso de 2024 do Data Reportal, ocupando o primeiro lugar de rede social mais utilizada nacionalmente, com mais de 140 milhões de usuários. Já no uso mundial, o app fica quarto lugar, de acordo com Statista

Além de enviar mensagens, a ferramenta evolui constantemente com novas funções, como os status e o WhatsApp Business, voltado para empresas.

Diante desse enorme público presente no aplicativo e do potencial de lidar com um alto volume de atendimento, empresas estão investindo em estratégias, como o uso de Inteligência Artificial (IA), para oferecer um atendimento ao cliente mais rápido e eficiente. 

Se você trabalha com atendimento ao cliente é essencial saber dessas informações. Descubra neste artigo como isso ocorre!

Como a Inteligência Artificial pode ajudar no atendimento?

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a capacidade de raciocínio humano, sendo capaz de resolver problemas complexos, analisar dados e tomar decisões de forma autônoma.

No contexto do atendimento via WhatsApp, a IA se mostra extremamente útil ao oferecer respostas rápidas e personalizadas, atendendo às demandas dos clientes de maneira habilidosa e eficiente.

Com uma IA dedicada ao atendimento no WhatsApp, as empresas conseguem gerenciar o grande volume de mensagens, aliviando a carga de trabalho dos atendentes humanos.

Isso permite que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas, enquanto a IA lida com demandas repetitivas, como dúvidas comuns.

Além de acelerar os processos, a IA tem a capacidade de acessar bancos de dados e fornecer informações precisas de maneira imediata, automatizando tarefas como agendamento de compromissos, a fim de melhorar a experiência do cliente, que passa a receber soluções rápidas a qualquer momento.

Outro benefício importante é que a IA pode interpretar e classificar as necessidades dos clientes, dessa forma o atendimento torna-se ainda mais qualificado, uma vez que a inteligência artificial raciocina o que os clientes precisam.

Assim, a IA atua como um filtro inteligente que entende a urgência e a especificidade de cada demanda.

Saiba como criar uma IA personalizada para inserir no atendimento por WhatsApp

Para oferecer um atendimento de excelência, as empresas buscam personalizar ao máximo suas soluções, garantindo que a tecnologia reflita sua identidade.

A personalização da IA surge como uma excelente ferramenta para essa solução, sendo treinada para alinhar-se ao perfil da empresa e oferecer um atendimento diferenciado aos clientes.

Em um primeiro momento é preciso treinar a IA com informações da sua empresa, esses dados servirão de base para as respostas que ela fornecerá no atendimento.

Informações como o que a empresa faz, onde se localiza, qual tipo de produto ou serviço ela disponibiliza são extremamente úteis nesse processo de treinamento.

Depois, é importante instruir a IA para o que deve ser feito no atendimento, bem como as ações que ela  irá executar, que tipo de perguntas são mais comuns para ela responder, o que a IA não pode fazer, e por fim, como será o seu tom de voz durante o atendimento - se será mais amigável e informal ou mais direto e preciso - por exemplo.

Em um terceiro e último momento, será preciso integrar o sistema de IA com os sistemas da empresa, isso será feito por meio da tecnologia, a fim de criar uma ponte entre os dados que ocorrem em tempo real na empresa e os dados interpretados pela inteligência artificial. É neste momento que ocorre a inserção da IA no WhatsApp da empresa.

Onde posso contratar o serviço de personalização da IA com atendimento por WhatsApp?

Desenvolver uma IA personalizada pode ser um processo complexo, mas com ferramentas como a Super Agents, sua empresa pode automatizar facilmente o atendimento no WhatsApp.

Com o suporte de especialistas, você pode ter uma IA pronta para uso, com planos a partir de R$ 299,00.

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