Atualmente, a habilidade de multitarefa deixou de ser apenas uma qualidade desejável e passou a ser uma necessidade diante do crescente aumento das demandas do mercado.
Mas, a tecnologia trouxe uma solução eficaz: agentes de inteligência artificial (IA), que auxiliam na execução de tarefas, aliviando a carga de trabalho da equipe.
Uma pesquisa realizada pela OpenAI, uma das principais empresas de tecnologia, apresenta diferentes níveis de avanço que a inteligência artificial pode atingir para alcançar uma capacidade tecnológica e progressista. Confira abaixo a tabela com esses níveis:
Como podemos ver na imagem, os Agentes de IA se encontram no nível 3 de estágios da IA. Esses agentes são soluções práticas e velozes, que funcionam como um “terceiro braço” para as equipes, exigindo pouca ou nenhuma intervenção humana para realizar suas tarefas.
Agentes de IA são sistemas computacionais que possuem inteligência artificial em seu funcionamento para executar tarefas e ações, como por exemplo, agendar reuniões ou compreender o problema do cliente para oferecer soluções específicas.
Esses programas são capazes de executar atividades sem a necessidade de intervenção humana, mas que também podem trabalhar de forma complementar ao lado das pessoas.
A principal diferença entre Inteligência Artificial Generativa (AGI) e Agentes de IA é que a AGI é uma ferramenta que interpreta textos e gera respostas com base em um treinamento previamente realizado com um grande volume de informações.
Já os agentes são aplicações práticas da IA que também interpretam textos e geram respostas com base no treinamento, mas também conseguem executar ações para alcançar um objetivo definido.
Para materializar melhor a aplicação dos agentes de IA, separamos alguns casos de uso mais frequentes que temos acompanhado atualmente:
Com treinamento para qualificar clientes e contornar objeções, um agente de vendas recebe leads por Whatsapp, segue o processo de qualificação e, entendendo que se trata de um lead qualificado, oferece o agendamento de reunião com um vendedor.
Feitas todas as integrações, o agente também pode atualizar o CRM durante todo o processo.
Após o fornecimento da base de conhecimento de um produto ou serviço específico, um agente de suporte consegue receber dúvidas de clientes e ajudá-los na resolução de seu problema fornecendo respostas e instruções baseadas em sua base de conhecimento.
Além disso, o agente pode também transferir conversas para atendentes se entender que um humano é necessário.
Para facilitar na hora de comprar online, os agentes estão disponíveis para ajudar os clientes desde a escolha do produto até o envio. Começando pela pesquisa avançada com sugestões do melhor produto que o cliente deseja adquirir, em seguida colocando no carrinho ou avisando se algum item foi deixado lá e, por fim, acompanhando e atualizando o cliente sobre as informações da entrega.
Os agentes agilizam o atendimento ao cliente, desde a resposta da mensagem recebida sobre uma pergunta de disponibilidade de horários do médico, até o agendamento da consulta.
Isso é feito por meio de uma IA que acessa a agenda da clínica, verifica horários livres e oferece opções de agendamento imediato ao paciente.
Esse tipo de tecnologia não apenas melhora a eficiência da clínica, mas também transforma o atendimento em uma experiência única e acessível, além de operar por 24h.
Um exemplo de agente totalmente personalizado é da 321Fly, uma startup de venda de passagens aéreas através do Whatsapp.
O processo é realizado de ponta a ponta pelo agente, passando por busca das passagens aéreas solicitadas, entrega das melhores opções para o usuário, solicitação de pagamento, cadastro e por fim, emissão dos tickets.
Por trabalharem de forma autônoma, os Agentes de IA oferecem diversos benefícios, como:
Integrar agentes de IA ao ambiente de trabalho não apenas aumenta a eficiência, mas também possibilita que empresas se mantenham competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico.
A implementação de agentes de IA é um processo bastante complexo, no entanto, existem ferramentas que facilitam nessa criação, como é o caso da Super Agents que torna o processo mais acessível, até mesmo para pessoas que não possuem o conhecimento técnico.
A criação de um agente de IA se resume a 3 passos essenciais que garantem sua eficiência e alinhamento com as necessidades do negócio. Vamos detalhar cada um deles:
1. Treinamento da IA
O primeiro passo é o treinamento da inteligência artificial. Aqui, a IA aprende a sobre seu papel dentro de uma empresa ou contexto específico. Essa etapa geralmente envolve:
Essa fase é crucial para garantir que o agente compreenda o contexto das solicitações e responda de maneira relevante e eficiente.
2. Configuração de ações da IA
Com a IA treinada, o próximo passo é configurar as ações que ela será capaz de realizar. Isso envolve configurar os comportamentos e processos que o agente deve seguir.
As ações executadas pelo agente de IA servem para automatizar tarefas específicas como:
Essa etapa garante que a IA esteja alinhada com os objetivos do negócio e com as expectativas do cliente.
3. Integrações com outros sistemas
Por fim, o agente de IA precisa ser integrado aos sistemas já existentes na empresa para poder executar as ações habilitadas. As integrações mais comuns incluem:
Criar um agente de IA pode parecer complexo, mas ao seguir esses três passos — treinamento, configuração de ações e integração com sistemas — é possível implementar uma solução robusta e eficiente. O resultado é um agente que não apenas automatiza tarefas, mas também melhora a experiência do cliente e otimiza os processos internos da empresa.
A Super Agents simplifica sua rotina ao implementar agentes de IA pré-configurados para atendimento via WhatsApp, automatizando processos de vendas e suporte com eficiência.
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