Com o avanço da tecnologia, empresas de diversos setores estão cada vez mais focadas em se manter atualizadas, especialmente no atendimento ao cliente, para oferecer experiências mais únicas e satisfatórias.
Nesse cenário, surgem ferramentas como chatbots, que já foram amplamente usadas para automatizar o atendimento. No entanto, com a chegada da Inteligência Artificial (IA), esses sistemas mais básicos foram ficando para trás.
A IA traz uma capacidade de raciocínio próxima à humana, realizando dentro do atendimento tarefas mais complexas e aumentando a eficiência do serviço.
Além de otimizar o tempo, o uso de IA torna as empresas mais competitivas e modernas, projetando uma imagem inovadora e alinhada com as mais recentes demandas do mercado.
O chatbot é um programa que responde perguntas específicas, no entanto suas respostas são limitadas.
Enquanto a IA responde perguntas de uma forma mais inteligente e ainda é capaz de executar tarefas mais complexas, como agendar uma reunião por exemplo. Veja as principais diferenças entre os dois:
Como vimos, a IA tem uma capacidade avançada para lidar com tarefas mais complexas, o que traz um diferencial significativo no atendimento. Por isso, cada vez mais empresas estão optando por ela em vez dos chatbots.
Agora, vamos explorar na prática como essas diferenças impactam os serviços de atendimento, tornando a IA a escolha preferida e levando a substituição dos chatbots.
Ao contrário do chatbot, que se limita a perguntas e respostas, a IA se comporta de forma semelhante a um ser humano, oferecendo um atendimento mais leve e personalizado, adaptado ao tom de voz da empresa.
Por exemplo, em clínicas médicas, o atendimento inicial costuma ser feito pelo WhatsApp. Se fosse um chatbot, a resposta seria algo como “Digite 1 para consultas, digite 2 para exames.” Já com a IA, o atendimento pode se adaptar ao contexto da pergunta, como no caso de um paciente perguntando: “Tem algum horário disponível amanhã?”
Nesse cenário, a IA pode consultar a agenda e verificar a disponibilidade ou responder com uma pergunta relevante, como “Qual especialidade médica você deseja consultar?”
Uma grande vantagem da IA é sua capacidade de compreender as tarefas e executar uma por uma. Em casos de clínicas médicas, ela pode agendar uma consulta.
Essas ações iniciais no atendimento podem ajudar bastante a equipe humana, que ao invés de ficar presa a trabalhos mais repetitivos, pode deixar o serviço inicial para a IA e focar em outros trabalhos mais complexos, como enviar laudos médicos ou organizar dados de pagamento.
Enquanto o chatbot geralmente oferece um atendimento mais limitado e pode falhar ao responder perguntas específicas dos clientes por falta de informações suficientes, a Inteligência Artificial se destaca por contar com um banco de dados robusto e pela capacidade de aprendizado contínuo.
Com isso, ela oferece um atendimento mais eficiente, respondendo melhor às dúvidas dos clientes e sugerindo próximos passos de maneira mais assertiva.
Dessa forma, o atendimento apenas com o chatbot pode gerar frustração e, em alguns casos, até levar o cliente a desistir. Agora com a IA, a satisfação tende a ser maior, pois a experiência é mais completa e o problema é resolvido de maneira eficaz.
Para otimizar o atendimento da sua empresa com tecnologia avançada é necessário se despedir do chatbot e atualizar o sistema com IA, e esse processo pode ser feito com ajuda da Super Agents.
Imagine ter uma ferramenta de IA para cuidar do seu atendimento, agendar reuniões e proporcionar uma experiência automatizada para seus clientes?
Atualize sua empresa com o futuro da tecnologia! Saiba mais neste link.